A história sombria por trás do Dia das Mães


Esse dia, uma data alegre, de amor, carinho e homenagens. O quase ninguém sabe é que a data marca um lado sombrio relacionado a comemoração dela. Quem popularizou as homenagens foi a ativista Ann Maria Reeves Jarvis que em 1858 fundou a Mother Days Works Club, com o objetivo de diminuir a mortalidade de crianças em famílias de trabalhadores. Elas organizavam frentes para crianças não sofressem de trabalho infantil.

Em 1865, Jarvis organizou o Mother's Friendship Days (dias de amizade para as mães) no intuito de ajudar feridos da Guerra de Secessão que atingiu os Estados Unidos na época. E em 1870, Julia Ward Howe, uma escritora autora do O Hino de Batalha da República, manifestou um pedido de Mother's Day Proclamation (Proclamação do dia das mães), com o intuito do desarmamento e paz na Guerra da Secessão.


Ann Jarvis, filho de Anna Jarvis, anos após a morte de sua mãe, cirou um memorial para ela e iniciou uma campanha para que o Dia das Mães fosse reconhecido, e depois de 7 anos, conseguiu o seu feito, porém...

A data teve um objetivo diferente do que foi proposto. A data acabou indo para o lado comercial, já que as vendas aumentariam com o feriado. Ann Jarvis afastou-se do movimento, lutou para abolir o feriado e lamentou pela criação.




Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial